• Natal
    (84) 3606-0666
  • Mossoró
    (84) 3318-1420

Conheça Mossoró

Segunda maior cidade do RN, com cerca de 245 mil habitantes, a cidade de Mossoró se apóia nas tradições e num passado ilustrado de histórias que demonstram resistência, para espelhar um futuro promissor. Antecipou-se à libertação da escravatura, combateu o bando do cangaceiro Lampião e foi berço da primeira eleitora da América Latina.

A fruticultura tropical irrigada é um dos filões da economia de Mossoró que exporta seus produtos para mercados consumidores mais exigentes, como a Comunidade Europeia, Estados Unidos e Japão. O destaque fica com o melão. O Rio Grande do Norte é responsável por 90% da produção brasileira da fruta que é exportada.

Sal, petróleo e agroindústria são referenciais da economia de Mossoró.

A vocação industrial extrativista de Mossoró a coloca hoje no pódio como principal produtora de sal e de petróleo (em área terrestre do país). Contribui com 50% da produção salineira do país e mais de 3.500 poços de petróleo, produzindo 47 mil barris/dia, colocam o município como o segundo do país. O primeiro em terra. Mossoró tem ainda uma unidade fabril de cimento.

Mossoró começa a se viabilizar como pólo ceramista do Rio Grande do Norte. A empresa catarinense Itagres Revestimentos Cerâmicos já começou a construir sua filial na cidade, que vai se chamar Porcelanatti Revestimentos Cerâmicos. A segunda empresa do pólo será a Cerâmica Porto Rico, que já assinou protocolo de intenções com a Prefeitura de Mossoró.

A carcinicultura (criação de camarões em cativeiros) está atraindo grupos nacionais e estrangeiros que vêem um mercado promissor na região salineira de Mossoró. Pelos dados do Núcleo do SEBRAE, o Município tem cadastradas 400 indústrias nos diversos ramos de atividade.

Mossoró é o segundo município mais populoso do estado do Rio Grande do Norte, localizando-se a 275 quilômetros da capital Natal, possui uma população de aproximadamente 241.645 habitantes, localizando-se em uma região de transição entre litoral e sertão. Sua extensão territorial é de 2.110 km².

O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo o segundo maior PIB per capita do estado. As festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do mundo.

Antes da emancipação política do município de Assú em 1852, tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró, Destaca-se também pelo turismo de negócios e por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea.

Com o apelido de "Capital do Oeste" por se destacar das demais na região Oeste Potiguar, o fato que até hoje mais marca a cidade foi o de ter expulsado o rei do cangaço, o temível Lampeão, sendo a única com este feito no nordeste, quando vier a Mossoró vale apena conhecer o memorial.

A belíssima praia de Tibau a 35 km de Mossoró é conhecida como praia dos mossoroenses, e que na época de férias no período de dezembro a fevereiro a praia é invadida e chaga a ficar com mais 40 mil habitantes é realmente muito animada.

Datas importantes

  • 05 de Agosto de 1772 - Fundação da Capela de Santa Luzia;
  • 09 de Novembro de 1870 - Fundação da cidade de Mossoró;
  • 30 de Setembro de 1883 - Primeira cidade do RN a libertar seus escravos;
  • 02 de Março de 1901 - Criação do C.D.S.L. (Colégio Diocesano de Santa Luzia);
  • 1928 - D. Celina Guimarães - Primeira mulher brasileira a votar;
  • 30 de Setembro de 1967 - Criação da bandeira de Mossoró;

Em Mossoró, procure a Venneza Locações para alugar um veiculo ou uma frota. Estaremos sempre à disposição no endereço: Rua Antônio A. da Escócia, nº 07, Santo Antônio e atendendo pelos números:

  • Fone: 84 3318 - 1420
  • Plantão 24 horas: 84 9606 - 8846